Hoje eu vou contar pra vocês um breve resumo sobre a minha história como maquiadora. Creio que muitas meninas têm essa vontade mas poucas sabem por onde começar. Eu mesma tive muitas dificuldades pra saber como fazer desde o início e tive que pesquisar MUITO, mas não achei um site ou blog que respondesse a todas as minhas dúvidas e tive que correr atrás mesmo, e enfrentar muitas dificuldades pra conseguir, realmente, trabalhar com isso.
Antes de tudo, muitas pessoas seguem a carreira de maquiagem sem ter curso. É errado? Claro que não! Mas, pra mim, o curso profissionalizante foi de extrema importância, pois, apesar de eu já gostar de maquiagem antes e de dar "meu jeitinho" nas festas, eu não tinha conhecimento de técnicas, de tipos de rosto, de tipos de pele, do círculo cromático, de visagismo, de infinitas coisas que eu só fui conhecer lá (eu não fazia ideia do que era um paint stick, mas achava que conhecia todos os produtos possíveis).

Primeiro passo: conhecer a profissão
Ninguém segue uma profissão sem saber como ela é, quanto tempo temos que ter de formação, qual é o investimento, depois de quanto tempo vem o retorno, etc. Com a maquiagem, não é diferente: você precisa conhecer a sua profissão. É interessante porque o mundo da maquiagem vem crescendo muito no Youtube, então, muitas maquiadoras contam pra você como é essa profissão. É de extrema importância conhecer cada detalhe porque o investimento é alto MESMO, e não dá pra investir sem ter certeza de que é essa a carreira que você quer seguir (pra mim, pelo menos, não daria).

Segundo passo: começar investindo de baixo
Você já pesquisou sobre a profissão, já viu que é isso mesmo que você quer, mas ainda tem suas dúvidas bem lá no fundo? Foi exatamente isso que aconteceu comigo, e isso é absolutamente normal, tá? Não se sinta mal por isso!
Não acho válido e não indico começar um curso profissionalizante logo de cara. MUITAS meninas que começaram o curso comigo, pararam no meio do caminho. E isso aconteceu com muitas outras meninas que eu conheço. Dificuldades vem sim, gente. A gente encontra mesmo! O curso não é nada fácil. Tem prova teórica, tem prova prática, tem trabalho escrito, tem maquete, tem pesquisa, tem slide, tem apresentação, tem saídas para maquiar pessoas em outros lugares... tem coisa pra caramba! Eu fiz tudo com prazer porque era o que eu gostava, mas ouvi muita gente reclamando muito. E minha semana de provas da escola caiu exatamente na semana em que eu teria prova prática e teórica de maquiagem, eu tinha que estudar pra 300 coisas ao mesmo tempo e ainda trabalhar (já vou falar sobre isso). Eu já não dormia mais! Mas o bom é que esse período passa e não há nada melhor do que saber que você conseguiu!
Enfim, voltando ao foco: se você não tem 100% de certeza, ainda não é hora de investir em um curso profissionalizante. Sabe no que eu investi? Em um cursinho online! Foi R$30. Fiz o da Bianca Andrade (Boca Rosa) e achei maravilhoso. Ela não só dá dicas de maquiagem, mas também diz como uma maquiadora deve se comportar e como fazemos pra conseguir clientes... são aprendizados que eu vou levar por toda a minha vida! Se você puder, te indico a começar hoje! Hahahahaha. É só clicar aqui e fazer a sua inscrição! Ele tem um certificado lindo que você pode imprimir depois!
Se não puder pagar pelo curso, tudo bem! Tem milhares de canais no Youtube, nacionais e internacionais, que te ensinam coisas maravilhosas! É só assistir muuito!

Terceiro passo: curso profissionalizante
Embora muitos falem que é dispensável, eu não diria isso. Eu achava que já sabia muitas coisas com o meu conhecimento em canais do Youtube e no curso da Boca Rosa, mas me surpreendi demais no curso. É um passo importante que não dá pra pular, a não ser que você realmente tenha um conhecimento muito grande na área. Vou te ajudar a saber se ele seria importante pra você:

1. Você sabe o que é visagismo? Consegue ter noções disso para todos os tipos de rosto?
2. Você conhece todos os tipos de rosto existentes e todos os tipos de pele?
3. Você sabe diferenciar um tom de pele frio de um tom de pele quente?
4. Você sabe quais cores se adequam mais a um tom de pele frio ou quente?
5. Você sabe o que fazer antes de maquiar uma pele madura?
6. Você sabe exatamente todos os pontos de um rosto que devemos fazer contorno e iluminação?
7. Você sabe a diferença de maquiar uma pele negra de uma pele mais clara?
8. Você conseguiria fazer um cut crease aberto só olhando uma foto?
9. Você sabe fazer um delineado perfeito?
10. Você sabe como conseguir clientes?
11. Você sabe como cobrar por uma maquiagem?
12. Você sabe a diferença de uma maquiagem normal pra uma maquiagem de noiva?
13. Você sabe fazer um olho preto sem parecer um panda?
14. Você conhece todos os pincéis? Sabe usar cada um?
15. Você sabe o que é um paint stick e sabe como usá-lo?
16. Você sabe o que é um clown e como usá-lo?
17. Você sabe por que existem corretivos coloridos (Yellow da Mary Kay não vale! Quero saber do corretivo vermelho, verde...)
18. Você tem experiência em maquiar outros rostos, além do seu?
19. Você consegue imitar uma maquiagem de uma foto perfeitamente?

Vou te dizer uma coisa do fundo do meu coração: se você respondeu "não", pra pelo menos uma dessas perguntas, o curso é necessário. Pra deixar o curso de lado você precisa entender MUITO de maquiagem. Aliás, tem que saber muito mais do que apenas as coisas que eu falei acima.  

Problema: "Não tenho dinheiro pra fazer o curso de maquiagem!"
Isso NÃO É UM PROBLEMA.
Quem quer, consegue.
Eu não tinha dinheiro pra pagar as mensalidades também! 
Eu comecei dando aula pra crianças em casa pra ter dinheiro pra pagar. 
Depois eu comprei vários brincos e revendia. 
Depois eu me enrolei pra caramba porque eu fiquei muito doente e tive que parar de dar aula para as crianças. E o dinheiro dos brincos não era suficiente.
Mas vocês acham que eu parei?
Não, gente! Claro que não!
Comece se dedicando o máximo que você puder. Teve problemas? Tudo bem, é normal! Paga atrasado, demora pra pegar certificado, arruma outro jeito, mas não para!!! Uma hora você consegue, um dia o retorno vai vir!

Quarto passo: dedicação e investimento
Está dentro do curso? É hora de você se dedicar muito! Lembre-se que existem maquiadoras se formando todos os dias e você precisa de um diferencial. Vá a todas as aulas possíveis, treine em casa, assista vídeos. Treinar uma vez na semana, só no curso, não vai te preparar tanto. Você precisa treinar sozinha, em casa também. Se não tiver nenhuma modelo, treine em você mesma ou faça croquis. Mas não deixe de se dedicar! O investimento citado no tópico não é apenas financeiro, mas é importante investir seu tempo também! 
É claro que o investimento financeiro é essencial. Lembro que eu gastei cerca de R$700 com material do curso. Tudo dividido em 5x no cartão (hahahaha). 
Mas como eu disse, é necessário. O retorno vem! Só precisamos de paciência! Se você não tiver como pagar, insista. Se não conseguir arrumar um emprego, investe em alguma coisa pra vender, sei lá. Mas não fique parado esperando as coisas virem até você! Corra você atrás dos seus sonhos!

Quinto passo: trabalhar (e muito!)
Terminou o curso? Parabéns! 
Essa é a hora de trabalhar. 
Crie uma página na internet para divulgar seu trabalho (clique aqui para conhecer a minha), faça panfletos, cartões de visita, contrate um designer pra criar sua marca digital (o meu foi o Marcelo Araújo, peçam nos comentários que eu mando o contato dele), mande mensagem para todos os seus contatos no whatsapp dizendo que você está trabalhando com isso, enfim, arrume seu lugarzinho nesse meio.
Seja pontual com suas clientes, marque seus horários com bastante antecedência para que elas nunca se atrasem para as festas por sua culpa, seja sempre simpática e sorridente, e não esqueça de se vestir adequadamente durante o trabalho! 

Sexto passo: cursos complementares
O curso profissionalizante não é o suficiente. Desculpa por eu ser tão direta assim, mas não é.
Quer uma prova? Entre em um grupo no Facebook da sua região e procure maquiadoras. Se, em duas horas, não aparecerem pelo menos 50 comentários, você tem muita sorte de morar em uma região onde a concorrência não é grande.
Aqui, no Rio de Janeiro, principalmente no meu bairro, os comentários passam de 100 em questão de uma hora. O que me diferencia de todas elas? O que faz com que as clientes me escolham?
Antes de tudo, é o jeito de tratá-las. Não dá pra comentar com um simples "me chama no whatsapp". O comentário tem que ser feito de forma educada, carinhosa, para que elas se encantem logo de cara! 
E depois, o que me diferencia, são os cursos complementares.
Uma noiva, por exemplo, pode fazer comigo a maquiagem, o penteado, alongamento de cílios, limpeza de pele, designer de sobrancelhas, massagem facial, e ainda pode ter assessoria para a hora do casamento (ou seja, eu acompanho na festa para fazer qualquer retoque de maquiagem ou para reforçar o penteado). Existem profissionais que fazem mais coisas que eu e profissionais que fazem só a maquiagem. Elas vão escolher aqueles que trazem mais vantagens! Todas preferem encontrar tudo em um profissional só. O valor pra elas é melhor, e não fica tanta gente ao redor em um momento onde elas devem ser o foco (como nas fotos do making off). Além disso, elas vão resolver tudo com uma pessoa só, em um momento onde elas já estão sem tempo. Então, é de extrema importância fazer cursos complementares. Eu quero fazer muitos outros! A gente, que trabalha na área da beleza, não pode parar nunca! As tendências mudam a cada dia e a gente precisa inovar também!

Sétimo passo: não parar!
Como eu falei acima, precisamos nos destacar. Temos que ter o nosso diferencial. E esse diferencial vem quando não paramos nunca, e mostramos para nossas clientes que estamos correndo atrás de tudo pra melhorar pra elas! Ao pensar em "maquiagem", é o seu nome que deve passar de imediato na cabeça delas. E isso vem com insistência, com postagens repetitivas no Facebook, com investimento, com força de vontade e com amor! Quando a gente faz com amor, nenhum trabalho é ruim! E quando a gente se encontra em uma profissão, é impossível ser triste! 
Tem que ter amor mesmo. A gente deixa nossos sábados "pra lá", porque é o dia em que a gente mais trabalha, a gente não pode dormir até tarde (como muitas pessoas pensam) porque tem todo o material pra higienizar antes de ir trabalhar, a gente tem que acordar às 4 da manhã às vezes porque tem casamentos matutinos, a gente tem que lidar com cliente pedindo pra mudar a maquiagem que ela mesma escolheu, a gente tem que entender que as pessoas não dão tanto valor ao nosso trabalho... mas tudo isso é "esquecido" quando a cliente olha no espelho e diz: "estou linda, obrigada!" e te dá aquele sincero sorriso. Isso dinheiro nenhum pode comprar! 

Lembre-se: você é capaz!
Não existe ninguém que não tenha jeito ou que seja ruim o suficiente pra não seguir essa carreira. É tudo questão de treino e dedicação e eu sei que você vai longe! 

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16. 3)

Beijos meus amores! Amanhã teremos mais um post! Esse fim de semana está recheado de coisas legais!

21 Comentários

  1. Acho linda essa profissão de maquiadora, pois é uma profissão que mexe com a beleza da mulher, a maquiagem transforma uma mulher, a pessoa que queira se formar em uma maquiadora precisa fazer uma caminhada, como vc disse é preciso conhecer a profissão, investir, trabalhar, fazer cursos e o mais importante não parar. Excelente as suas dicas são passos que vai ajudar muitas pessoas que querem seguir essa profissão linda de maquiadora, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar, obrigada por seu comentário!
      A melhor parte, pra mim, é poder cuidar da beleza das mulheres mesmo! É muito bom poder fazer parte do dia mais importante da vida delas, sabe? O dia em que elas vão casar, o dia em que vão se formar... é lindo demais! *-*

      Excluir
  2. Yasmim, em primeiro lugar, parabéns pelas dicas. Muitas pessoas que se dão bem em uma profissão não se interessam nem um pouco em ajudar quem tem o sonho e não sabe por onde começar. Acho muito importante você falar sobre as dificuldades que enfrentou e também das coisas que fez para superar tudo isso e conseguir o dinheiro para realizar seu sonho. Que sirva de exemplo e ajude muitas pessoas que querem seguir essa profissão que dá alegria e enche de beleza tantas pessoas.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Evandro! É ótimo saber que você está por aqui e que achou as dicas interessantes! Fico muito feliz com seu comentário! Volte sempre!

      Excluir
  3. Olá minha linda, amei suas dicas para quem sonha em começar nessa profissão. é muito bom ter posts assim.
    Eu não dou para a "coisa", só faço uma make basiquinha e estou feliz em saber isso hahah
    Mas, eu achei as suas dicas maravilhosas para quem está começando.
    beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwn, amor! Que bom que gostou!
      Fique de olho aqui no blog porque teremos ótimas dicas pra quem gosta de fazer essas makes basiquinhas para o dia a dia. Você vai amar e vai arrasar mais ainda!

      Excluir
  4. Seja em trabalho com maquilhagem, ou noutra área qualquer, o ideal mesmo é fazer curso para aprender as técnicas, é o que eu penso, mas há muita coisa que só se aprende mesmo com a prática, com o envolvimento e esforço pessoal. Com dedicação. E é aí que cada um pode fazer a diferença dentro da sua área. Parabéns pelo blog.
    Bom trabalho!
    Beijinhos
    (Rosa Rosa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Também acho o curso indispensável, mas existem muitas maquiadoras maravilhosas que nunca fizeram curso! Tem gente que nasce com dom, né? Eu precisei aperfeiçoar o meu! Kkkkkkk
      Obrigada pelo carinho, flor! Beijão

      Excluir
  5. Adorei o modo como explicou suas complicações e como as superou, conseguindo atingir seus objetivos. Como em qualquer outra área, temos que nos dedicar e muito. O mais importante: afastar o desânimo. Desânimo é um danado que tem que ser vigiado senão entra e acaba com qualquer sonho. Gostei de ler a força que tu dá para não desistir, é um ponto muito importante para quem quer crescer. Moça, continue assim que vais longe viu, adorei a estrutura da postagem por completo. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário lindo! É muito bom ler essas coisas!
      Obrigada, minha flor!
      Volte sempre!

      Excluir
  6. Oi
    Deve ser bom demais ser maquiadora, é uma profissão top
    Eu amo essa profissão,amei suas dicas,vai ajudar muito quem estar no inicio,te desejo muito sucesso beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mesmo! Eu amooo!
      Fique de olho nas dicas porque você vai amar!
      Um beijão!

      Excluir
  7. Em qualquer área deve-se ter muita dedicação para ser um bom profissional. Tenho vontade de ser maquiadora um dia, e pretendo fazer o curso e aprender tudo corretamente para fazer um bom trabalho. Para quem não tem grana, o SENAC dá uma bolsa gratuita para pessoas de baixa renda. Vai aí uma dica!

    ResponderExcluir
  8. Acho linda a profissao e achei linda a sua história também. Voce está certa, quando se quer alguma coisa, a gente corre atrás, mesmo nao tendo condicoes.
    Eu também vendi brincos, mas nao queria ser amquiadora, mas fui atrás e dei meu jeito.
    Achei muito legal voce escrever sobre um passo a passo, tenho muitas amigas que pensam em ser maquiadoras e nem sabem por onde comecar, vou indicar teu post a elas.
    Está completíssimo e maravilhoso!!!
    Parabéns!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Eis uma profissão que acredito nunca sair de moda, pois ela segue tendências, acho lindo que sabe se maquiar bem, ótimas dicas para quem quer seguir, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Menina que post incrível. Parabéns por incentivar e dar dicas para quem está querendo começar, isso ajuda tanto, queria eu quando estava em dúvidas quanto a minha profissão ter lido um post assim. E maquiadora é uma profissão tão linda, eu adoro, pena que não tenho muito talento para isso. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Hey! Confesso que essa área meio que não me abrange muito, mas tenho amigas que com certeza vão adorar, algumas delas até mesmo tem o interesse de começar atuar nesse campo da maquiagem. Mesmo não me atingindo muito o post, uma coisa é válida, seu post ficou incrível! Essa e como qualquer outra área, ter o apoio e incentivo de alguém é essencial para ter aquele gás para se dedicar e entregar-se na profissão. Parabéns por seu trabalho e dedicação. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Yasmin, tudo bem?

    Eu não sou muito boa com maquiagem, faço o básico e para o dia a dia, para mim, é suficiente. No entanto, tenho uma prima que é simplesmente apaixonada por maquiagem e ela sonha em trabalhar com isto. Então, suas dicas foram maravilhosas, repassei para ela e ela adorou. Uma coisa que gostei no post, é que ao mesmo tempo que você dar dicas, você motiva o leitor com sua própria história. É maravilhoso ver que ainda existem pessoas que persistem naquilo que desejam!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Postagem perfeita!!!! E sim, se especializar é primordial!!! Parabéns pelo blog sua linda!!!

    ResponderExcluir
  14. Resumindo: eu não serviria!!! kkkkkk eu me dou muito mal com maquiagem, não consigo fazer nada certo. Que tristeza! Eu recomendaria só investir em imagens,nem que seja imagens do Pinterest mesmo. Pois elas ajudam muito a trazer visitas do google!

    ResponderExcluir
  15. Yasmin, super amei sua postagem! Eu fiz um curso profissionalizante meia boca!
    algumas coisas vou de entrona procurar mesmo. Sempre que posso (sabe que tenho uma baby de 1 ano) procuro tirar um tempo para estudar algumas técnicas novas, não é fácil, eu não faço essas maquiagens perfeitonas, das fotos, mas to tr4abalhando pra isso, e desejo sempre procurar me profissionalizar mais.
    Amei super dicas e desejo toda sorte do mundo.

    ResponderExcluir